Respostas sobre a Enquete da Festmaq



Entenda mais sobre as dúvidas, temores e experiências de compra de quem esta à procura ou em processo de compra de máquinas modeladoras de salgados e doces.

A Festmaq realizou uma enquete com clientes e salgadeiros através do Facebook, procurando saber o que mais pesquisam, buscam e ainda, suas preferências na hora da compra de modeladoras de salgados, onde a confiança e a segurança são pontos iniciais para qualquer empresa que irá fornecer os equipamentos. A compra de uma máquina ou de uma linha de produção para salgados deverá atender todas as necessidades desta produção, que deve ser baseada numa ideia de plano de negócios, para assim ter a certeza que estes equipamentos irão suprir tais necessidades e mais, darem a qualidade no produto final desta produção, entregar a quantidade anunciada e principalmente se as peças dos equipamentos tem resistência suficiente para aguentar uma alta produção de salgados e doces. Esse post vai abordar as respostas dos participantes da enquete. Estaremos esclarecendo dúvidas e falando sobre os comentários de cada participante com seus nomes citados para quê, as pessoas que buscam entrar nesse mercado de salgados possam comprar sua máquina com segurança, evitando dores de cabeça ou mesmo a perda do investimento nos equipamentos.

As perguntas de nossa enquete abordavam os temas que mais preocupam os compradores na busca durante a compra de uma modeladora de salgados e doces e o lado oposto disto, sendo o que deixaria este mesmo comprador com mais satisfação nos produtos ou serviços após a compra de uma modeladora. Com essas perguntas surgiram as respostas das dúvidas, anseios e temores que muitos investidores e salgadeiros se questionam durante a compra do equipamento.


O Ademilton Rodrigues respondeu: “Na verdade eu espero peças boas duráveis manutenção fácil apoio depois da compra tipo receitas etc”


Na feira do empreendedor de 2018 a Festmaq fez uma enquete também sobre a preferência de compra dos clientes e, aqui entra exatamente o que os clientes mais buscam na compra do equipamento: qualidade e manutenção. O mercado oferece uma grande diversidade de máquinas e suas marcas, cada uma usando uma forma diferente para se conseguir o mesmo resultado, que é uma produção de salgados através de máquinas por sistema de extrusão. Porém, as peças que se movimentam para conseguir esse resultado devem em primeiro lugar seguir algumas regras: engrenagens que são peças de atrito constante devem ser em aço, jamais plásticas; para as correntes também o uso recomendado é aço. No caso das peças em contato com alimento, a ANVISA determina que devem ser em aço inox 304 ou PEAD (Polietileno de Alta Densidade) conhecido como polímero de engenharia no mercado; qualquer outro material estará fora da recomendação da ANVISA. Peças acrílicas devem ser transparentes para que o operador consiga acompanhar o que a máquina esta fazendo, sem a interrupção da produção como forma de segurança e claro, uma facilidade de manuseio do equipamento. Receituários, manual de operação devem sempre acompanhar as máquinas, mas vale a atenção junto ao fornecedor se ele disponibiliza este material, assim como vídeos dos produtos sendo fabricados. Mas lembre-se, seu toque especial ainda será sempre seu diferencial para vender seus produtos!


Nas máquinas da Festmaq estes itens são seguidos à risca, pensando sempre na segurança do operador e no que facilita sua vida, pois as máquinas são fabricadas buscando a intuição deste operador na hora da limpeza, fazendo com que cada peça tenha seu lugar certo para o encaixe. Apoio, receitas e até situações de desenvolvimento de novos produtos sempre são motivos para interação com nossos clientes, assim como os receituários e outras ferramentas oferecidas junto com as máquinas. Aqui o pós venda é permanente para quem está com a máquina.


O Marcelo Paola respondeu: “Pouco tem a criticar melhorar sempre dá, poderia se fazer sorteios de algum tipo de kit para os compradores Festmaq, fazendo com que nós tenhamos mais motivos para aderir equipamentos e motivar outras pessoas a comprarem a modeladora”


Para a questão do Marcelo Paola, que é um cliente com experiência de pós-compra, a relevância está nas possibilidades que a máquina oferece e não foi adquirido na primeira compra, como por exemplo, acessórios extras para iniciar uma produção para outros mercados. Imagine que comprou uma máquina e com ela consegue atender buffets, sendo este seu plano de negócios; passado um tempo depois que está trabalhando para estes estabelecimentos, percebe que tem bares e restaurantes oferecendo outros tipos de salgados, como por exemplo, empanados de salsichas que podem ser vendidos para bares e restaurantes que possuem clientes para este tipo de salgados.


A promoção de produtos é uma estratégia muito boa no mercado de salgados e doces. A promoção de degustações em determinados sabores pode servir como item promocional, mas também tem a função de conhecer gostos e preferências dos consumidores para lançar novas sensações ao mercado, seja de salgados ou doces. Na Festmaq promovemos sempre produtos pensando em como nossos clientes podem expandir seus horizontes, conquistando novos mercados e novos clientes. Fazemos campanhas com nossos acessórios para os equipamentos sempre em datas especiais, por isso fiquem sempre atentos aos seus planos de negócios com os itens de campanha que estamos sempre promovendo.


A Célia Aparecida respondeu: “Bom dia. Pra nós, da Cantina da Célia o que mais nos preocupou na hora de adquirir a máquina modeladora de salgados foi qualidade de material e entrega. Estávamos com várias empresas com orçamento e proposta. Daí olhamos no reclame aqui e a única empresa q não tinha reclamações era da Festmaq. Daí entramos em contato com a vendedora Jeniffer e fechamos negócio. E no prazo q nos pediram p fazerem a entrega recebemos a máquina...o que aliás é de ótima qualidade... peças de ótimo material.

Outra coisa q nos preocupava era o pós venda... graças a Deus somos muito bem atendidos sempre q precisamos de alguma orientação. Além do grupo maravilhoso q tem lá no whatsapp para troca de ideia e ajuda muito também a troca de receitas..ah...e vem tmb o receituário da Festmaq..que é maravilhoso!! Muito satisfeita com a nossa Genesis 3.3 da Festmaq. Espero em breve poder adquirir a empanadeira da Festmaq... Abraço a todos!!”


No caso da nossa cliente Célia, sua preocupação segue conforme falamos acima, que está relacionada com a qualidade dos componentes da máquina e, que devem realmente ser uma preocupação de quem pretende comprar uma máquina. Conforme dissemos, peças de atrito devem ser em aço, motores que estejam adequados às diferentes velocidades, e projetados para sua função e diferentes capacidades de força que estes equipamentos pedem; estruturas para a máquina e suas peças bem desenhadas com encaixes perfeitos, entre outras características que envolvem um equipamento bem desenvolvido devem ser sempre observados com cuidado, prestando atenção até mesmo nas empresas que oferecem upgrades na máquina sem um estudo prévio, o que pode ocasionar sobrecarga nos componentes da máquina. Nessa situação é importante avaliar se a empresa possui uma equipe de engenharia efetiva, e até mesmo se a empresa é capacitada para repor peças de forma ágil caso haja algum problema.


A entrega é outro item de extrema importância. Valores muito abaixo do mercado sinalizam um provável estelionato por estarem fora da realidade de quem produz. Seria a mesma coisa que entrar num estabelecimento que vende coxinhas de sete reais e oferecem pelo preço de dois reais: na certa vai encontrar uma coxinha vencida pelo tempo e que, com toda certeza vai te causar algum problema gástrico futuro, isso na melhor das hipóteses. Nas máquinas vale a mesma regra, preços mirabolantes, ofertas inacreditáveis e outras táticas de vendas pode esconder um dessabor maior no futuro, como a falta da entrega da máquina tão sonhada e desejada.


Máquinas à pronta entrega valem somente para a cidade onde a fabrica, montador ou revendedor das máquinas estão localizados, porém é uma ótima forma de ter segurança, pois poderá pagar e levar a máquina no mesmo momento; apenas procure a certeza que o equipamento foi devidamente testado antes da entrega e se a voltagem está de acordo com a sua necessidade. Confira a matéria em nosso blog sobre máquinas 110V ou 220V, clicando no link abaixo:

https://www.festmaq.com.br/post/maquinasdesalgados110ve220v


Outro tema abordado pela Célia é exatamente a questão de pós venda. Vemos empresas dizendo que prestam o serviço assistência técnica 24 horas. Para que isso aconteça, ele deverá ter uma equipe disponível nos momentos em que a empresa está fora de seu horário comercial, então para quem está querendo comprar, um cuidado especial deve ser levado em conta para falsas promessas: certifique-se que a empresa coloca está opção em contrato, pois caso contrário não terá posteriormente nenhuma obrigação com o cliente que não formalizou este item, já que obriga a empresa a disponibilizar funcionários técnicos fora de seu horário comercial para atendimento e, isto implica em altos custos que serão transferidos para o custo das máquinas.


Em nosso blog você também entenderá melhor sobre a assistência técnica para máquinas de salgados, clique no link abaixo e confira:

https://www.festmaq.com.br/post/assistencia-tecnica-para-as-maquinas-de-salgados


Na Festmaq somos sempre muito transparentes com essas questões, por isso falamos a todos nossos clientes, e nesse momento colocamos até aqui de forma mais explícita nossa forma de tratamento; fazemos sempre o melhor para nossos clientes seja antes da venda, seja depois da venda, e dentro de nosso horário comercial, sempre com o maior respeito por todos, tratando cada cliente como único. Também sabemos que o cliente que cresce conosco, impulsiona ainda mais nosso crescimento e, por isso sempre faremos o melhor, respeitando o código de defesa do consumidor e mais que isso, acompanhando de forma mais próxima nossos clientes para os momentos bons e os de dificuldade.


A Regislaine Guson respondeu: “Na minha opinião após a compra seria interessante é nós que compramos a ter algum tipo de curso falando sobre a utilização dos bicos e dos moldes para cada tamanho de salgado porque aí que a gente fica meio perdido e os parâmetros.”


Para Regislaine um treinamento para utilização da máquina de modelagem é importante, e deve ser para todo e qualquer comprador deste produto. Cada fabricante, montador ou revendedor tem como obrigação treinar os novos empreendedores deste mercado. Porém vale aqui salientar que o código de defesa do consumidor diz em seu texto “Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: inciso I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;”


Desta forma um treinamento não poderá ser vendido de forma obrigatória, mesmo para quem não tem conhecimento algum sobre máquinas, procedimentos ou manuseio de massas e equipamentos. O cliente deve ter possibilidade de escolha, mesmo para este item que deve fazer parte da venda e de quem pretende empreender neste mercado.


Para solucionar esta questão e, sempre de forma muito transparente, a Festmaq oferece um link sem custo para quem tem noção ou é um usuário de modeladoras, que consegue extrair os produtos que o maquinário possibilita entendendo sobre as texturas de massa e recheio que a máquina é capaz de modelar. Para quem não tem esse conhecimento ou mesmo para quem vai sair do completo zero na modelagem de salgados e doces, oferecemos um curso exclusivo, personalizado e dedicado ao operador do equipamento para que consiga, além de operar a máquina, entender a fluência de massa e recheio assim como suas texturas, objetivando a maximização na extração dos produtos que o equipamento possibilita.


A Clínica de Nutrição respondeu: “Concorda com a Regislaine em todos os sentidos! Comprei uma modeladora e uma masseira! Estou sofrendo para dominar a máquina, mesmo com toda ajuda que estou recebendo, o que resolveria é uma aula específica, por se tratar de um equipamento tão complexo!”


Como dissemos anteriormente, cada pessoa é única, e cada um tem uma percepção diferente para situações parecidas. Para tudo que vamos pretendemos fazer, nossas experiências de vida sempre podem nos ajudar ou não em outras situações. No caso da Clinica de Nutrição, sua visão é de um equipamento complexo, assim como para muitos operadores. Como, citado por ele mesmo, um treinamento dedicado resolve a questão, então certifique-se que a empresa oferece este serviço, porém conforme dito, desvinculado da compra da máquina e que seja uma opção sua pela compra ou não, assim toda essa complexidade fica muito mais fácil com o manuseio e operação do equipamento modeladora, como também essa empresa apoiando nos momentos que terá adiante durante sua produção.


A Bianca Ferreira respondeu: “ Também acho, concordando com a Regislaine”

Conforme dito aqui pela Bianca Ferreira, podemos perceber que muitas das pessoas que procuram por esse equipamento concordam que as situações que a Regislaine levantou e que, verdadeiramente devem ser avaliados na hora que for comprar sua máquina, realizando de forma segura os sonhos e anseios muitas vezes de uma vida.


A Andrea Batista respondeu: “ Ainda estou esperando a minha, estou ajudando dinheiro.”


Assim é a situação de muitas pessoas que procuram comprar máquinas modeladoras; empreendedores verdadeiros que são guerreiros no dia a dia, buscando ter o nome de sua empresa reconhecida pelos produtos que são formados pelas suas mãos. No caso da Andrea Batista, podemos ver isso claramente, que assim como muitos, trabalha juntando recursos para fazer a melhor compra e com isso encontrar o tal reconhecimento, que nada mais é que o aumento de clientes que compram seus salgados, os elogiando de sua culinária e claro, os louros que isso irá render.


A dificuldade de encontrar capital de investimento também é a situação de muitos empreendedores neste mercado de salgados, onde os bancos não ajudam muito com empréstimos, não proporcionam muitas facilidades tanto para empreendedores quanto para as empresas ajudarem esses empreendedores, deixando fabricantes, montadores e revendedores sem muitas opções na hora de facilitar o pagamento de seus equipamentos para o público consumidor e, que seja claro e seguro para ambos os lados.


Nesse mercado, assim como todos, é necessário muito trabalho e dedicação para conseguir esses objetivos. Na Festmaq as máquinas entregarão verdadeiramente o que elas prometem, isso quando falamos de quantidade e qualidade na produção de salgados e doces. O empreendedor tem que ter em mente que, além de produzir terá que vender essa produção, dando também qualidade no que irá servir para sua clientela. Esse item é fundamental, pois garante a recompra de seus produtos e indicação de novos compradores, sendo o maquinário responsável diretamente por essa qualidade e consequentemente, o sucesso da sua empresa e de seus salgados e doces no mercado.


Conte sempre com a Festmaq para realizarem o sonho de ter sua modeladora fidelizando seus clientes, atraindo novos consumidores e aumentando sua produção de salgados e doces de maneira padronizada com muita praticidade, agregando valor e garantia de muito sucesso no seu investimento, que ano a ano está em expansão e criando também novas possibilidades de consumo, como salgados veganos, doces gourmet, entre outros.