Máquinas 110V ou 220V?

Atualizado: Fev 24

Muitas pessoas buscam aparelhos eletrônicos mais econômicos para sua produção de salgados, porém a variação de voltagem (110V e 220V), ocasiona muitas dúvidas. Qual a diferença entre escolher uma ou outra? Como funciona na prática? Estas são algumas das questões que surgem no momento de compra.


Confira nesse post as razões de as máquinas para salgados e doces, além do mercado em geral, serem fabricadas em ambas as tensões.


Para melhor entender a questão dessa variação de voltagem nos equipamentos, é importante compreender como funciona o circuito elétrico dentro dos aparelhos. Quando um aparelho é conectado na tomada, existem dois polos principais; em um deles entram elétrons e de outro saem elétrons. Durante esse processo de travessia, o equipamento ao servir de “intermediário”, é colocado em funcionamento. Essa travessia de elétrons de um polo para outro que ocorre dentro dos aparelhos é que aciona os motores aquecendo seus espirais, fazendo o motor girar, e aciona todos os componentes elétricos, eletrônicos e mecânicos das máquinas e equipamentos.


Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas são 220V, enquanto nos EUA e Brasil predominam tomadas 110V. Alguns estados brasileiros disponibilizam somente tomadas 220V, são eles: Alagoas, Brasília, Ceará, Mato Grosso, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Piauí e Tocantins.


A dúvida de muitas pessoas esta relacionada a diferença funcional sobre uma máquina ser 110V ou 220V. Não existe diferença funcional entre elas, o desempenho das máquinas serão iguais e a quantidade de consumo de energia também será muito parecido, com certa vantagem em máquinas 220V, pois o consumo de energia não depende da tensão elétrica e sim da potência e do tempo de uso do equipamento.


Por que a maior parte do Brasil usa 110V?


A resposta principal é segurança. O choque elétrico de uma tensão de 220V gera mais danos que um choque provindo de 110V, isso porque ao contrário das máquinas e equipamentos onde quanto maior a tensão (voltagem) menor será a corrente elétrica (amperagem); no corpo humano, quanto maior a tensão (voltagem) maior será a corrente elétrica (amperagem).


Além disso, grandes distâncias percorridas pela corrente elétrica, desde a usina de geração até o consumidor final, geram muita perda de energia, o que justifica uma tensão menor para a maioria dos consumidores e muitas vezes, a instabilidade da rede elétrica afeta significativamente o funcionamento dos equipamentos, por exemplo – as modeladoras de salgados e doces podem apresentar variação no tamanho dos salgados ou a baixa tensão pode queimar os equipamentos e interromper seu uso. Neste caso existem estabilizadores que podem ajudar a resolver esta situação.


No caso de máquinas para salgados e doces que são aparelhos elétricos potentes que transformam energia elétrica em movimento, a instalação elétrica em 220V é mais adequada, visto que pode garantir um melhor desempenho, utilizando fios mais finos que para 110V.


Levando em consideração todas essas questões e entendendo a necessidade do segmento, as máquinas para salgados e doces fabricadas pela Festmaq disponibiliza ambas opções de 110V e 220V para atender todas regiões do Brasil e também o mercado internacional.


Ficou fácil empreender, investir e garantir uma produção diária com qualidade em salgados e doces com as máquinas Festmaq.


Fale com nossos consultores e tenha sua máquina para salgados e doces.