Máquinas usadas, máquinas de aluguel ou compra através de anúncios pela internet, fique atento!

O mercado de salgados é muito conhecido pela ampla variedade de equipamentos e seus fabricantes, que batalham pela atenção dos mestres salgadeiros com suas necessidades de aperfeiçoamento da produção de salgados, conseguindo otimizar seu tempo utilizando máquinas, e assim podendo conquistar novos mercados. Com ideias de praticidade, esses novos empreendedores que desejam ingressar nesse mercado, que é um nicho crescente no Brasil, buscam a mesma praticidade nas compras online ou simplesmente alugando máquinas, e sendo assim é essencial tomar alguns cuidados com esta modalidade quando a procura é pelas modeladoras de salgados e doces, mas serve para qualquer equipamento em geral. Falamos das modeladoras, pois são as mais desejadas e logo, as mais usadas na internet em anúncios com o objetivo de golpe ou fraude, onde o comprador não vai receber o equipamento, ou caso ainda receba, dentro pode não estar o que pagou. Esse post vai esclarecer sobre formas seguras para a compra de máquinas para salgados e até mesmo outros equipamentos pela internet, todos os cuidados necessários e abordaremos também um pouco do mercado de máquinas usadas e o aluguel de máquinas, que é uma demanda crescente nesse mercado.




As compras pela internet têm crescido nos últimos anos, mas em 2021 teve um enorme crescimento, principalmente, pelo cenário que o Brasil está passando de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. A busca por máquinas de salgados aumentaram e com isso muitas fraudes e golpes em anúncios com valores abaixo do preço real de um equipamento estão causando constrangimento nesse segmento. Os anúncios prometem entregar equipamentos e até mesmo uma linha de produção com preços realmente irresistíveis, porém não permitem ao comprador a oportunidade da experimentação ou sequer oferecem um endereço físico para que se possa avaliar o equipamento antes da compra.


Nos equipamentos e máquinas novas, os fraudadores usam normalmente fotos dos equipamentos retiradas dos sites dos fabricantes, colocando nos anúncios o descritivo técnico e até mesmo se passam muitas vezes por funcionários da empresa, com o único objetivo de lesar o comprador que está empolgado pelo baixo valor. Na maioria das vezes, o comprador é um investidor que fez um grande esforço para juntar o montante que irá realizar seu sonho, mas que terá um final nada feliz.


Para a compra de máquinas ou equipamentos usados, o primeiro ponto que deve ser avaliado é o motivo pelo qual a pessoa esta se desfazendo daqueles equipamentos, e como qualquer produto usado, sempre encontrará algo que o comprador deverá fazer para colocar o equipamento em sua perfeita condição de uso, e isto pode ter um baixo ou alto custo. Aqui também vale um cuidado com a compra pela internet, pois também os fraudadores se passam por detentores destes produtos para novamente lesar as pessoas de boa fé.


Equipamentos e máquinas alugados são excelentes opções para testar ou desenvolver receitas, identificar capacidades de produção por tempos determinados para fazer o mapeamento de mercado e assim identificar as possibilidades no atendimento a determinadas demandas de mercado ou, até mesmo fazer a verificação de qualidade do equipamento, caso encontre alguma marca de sua preferência ou bem referenciada no mercado, que esteja disponível para a locação, fazendo assim testes antes da compra. Mas ainda vale um cuidado, pois máquinas neste segmento não tem, em muitos fabricantes, manutenção preventiva sendo apenas usualmente a limpeza indicada pelos fabricantes. Logo, se o equipamento parar, seu trabalho irá parar junto, mas o valor da locação não. A locação por muito tempo também deve ser avaliada, verificando se o espaço de tempo com o que se paga pela locação seria capaz de pagar o investimento em equipamentos novos.



Para se preservar de riscos, alguns cuidados mais básicos, porém necessários para compras online são:


  • Primeiramente levantar todas as informações da empresa, se possível seu CNPJ, telefone fixo, ligar na empresa, checar o endereço e se esta em acordo com o cadastro do CNPJ, que pode ser consultado em http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp, e ainda o tempo desta empresa no mercado, que pode ser também checado no link acima;

  • Navegar pelo site da empresa, buscando informações relevantes sobre o produto que deseja adquirir, assim como a especificação técnica que deve estar em acordo com as outras informações que irá solicitar, como uma proposta formal e técnica sobre os equipamentos e máquinas;

  • Checar se a empresa tem reclamações em sites de defesa do consumidor – por exemplo: Procon e/ou Reclame Aqui – e ler as reclamações, afinal uma daquelas poderá ser a sua também.

  • Nas redes sociais verificar usuários dos produtos e suas experiências de compras, mas aqui vale ressaltar que também deve tomar cuidado, pois muitos estão como usuários, mas na verdade são vendedores e influenciadores beneficiados prontos para salientar que os equipamentos são os melhores do mundo, e lá se foi seu investimento;

  • Confirme se o e-mail de troca de mensagens é do mesmo domínio do site ou mesmo se o celular no aplicativo WhatsApp está registrado como conta corporativa em nome da empresa;

  • Verificar se a empresa disponibiliza informações sobre os procedimentos para uma possível devolução ou troca do produto, prazo de entrega, descrição do produto, etc.

  • Garanta que a empresa mantém a privacidade e segurança dos usuários, e não forneça informações pessoais desnecessárias para realização da compra, em especial caso a compra seja com cartão de crédito, jamais fornecendo o número código de segurança (CVV com três dígitos) para o vendedor ou em sites sem criptografia e segurança de dados;

  • Arquivar ou imprimir todos os dados da compra, itens comprados, valor pago, forma de pagamento e o número de protocolo da compra ou pedido;

  • Verificar despesas de fretes ou taxas adicionais;

  • Exigir a nota fiscal, sempre!


Com o crescimento de compras pelo e-commerce, muitas plataformas de Marketplace agregaram valores e buscaram um modelo de negócio para que os consumidores tenham a melhor experiência durante o processo de compra, trazendo confiabilidade para as empresas anunciarem seus produtos e os clientes efetuarem a compra de produtos. Neste modelo de compra online, se destaca a grande quantidade de visitas diárias no site e diversidade de públicos, com aumento significativo do tráfego, tornando o domínio sólido para venda das empresas que também buscam a satisfação de seus clientes. Aqui vale salientar que a compra buscada pelo preço mais atraente e seguro com relação aos dados dos usuários, porém existirá sempre um “ganha de um lado e perde do outro”, ficando o cliente totalmente responsável pela compra e manuseio dos produtos. No Facebook ou Instagram existem diversos grupos de fabricantes de salgados, os quais os participantes são muito interativos com comentários, perguntas, dúvidas nas receitas, o que faz com que esses grupos sirvam como grandes trocas de experiências, compartilhamentos de ideias, ambientes para ajudar as pessoas que possuam interesse em entrar nesse ramo e principalmente pesquisar sobre as máquinas para salgados e doces, porém aqui é o maior local onde os vendedores disfarçados de usuários tentam influenciar sua compra, e aí pode morar o perigo.


A Festmaq, sabedora destas dificuldades e armadilhas no mercado faz treinamento e capacitação constante dos seus profissionais consultores para alertar os clientes de armadilhas, porém a decisão de compra sempre estará na mão do detentor do investimento. Assim, executamos uma breve pesquisa de mercado sobre compra de modeladoras e outros equipamentos para salgados e doces, e no próximo blog estaremos esclarecendo todas as dúvidas e os questionamentos dos profissionais salgadeiros e das pessoas que pretendem ingressar no segmento, com o objetivo de garantir e assegurar a melhor experiência durante a compra e o melhor processo para iniciar uma produção de forma correta de salgados e doces com máquinas industriais.

Posts recentes

Ver tudo