Investimento em salgados gera lucro!

Todo brasileiro tem o sonho de ter seu próprio negócio e ganhar muito dinheiro, o mercado de salgados vem aumentando essa preferência para o empreendedor brasileiro, devido ao aumento de consumo, praticidade e o baixo custo em relação a outros tipos de alimentos.


Nesse post, estaremos apresentando um pouco sobre o mercado de salgados e suas vantagens.



A Indústria de Alimentação representa em torno de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, um dos principais termômetros da economia nacional já que os preços praticados impactam diretamente na inflação e também um dos setores que mais empregam pessoas no país devido a priorização de preço, produtos saudáveis e processos de fabricação com o menor impacto possível no meio ambiente.


No Brasil, a Indústria de Alimentos conta com cerca de 36 mil empresas (nacional ou internacional), dominado por microempresas fabricantes (80%), contra 2% de grandes companhias, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).


Não há quem resista a salgados como coxinhas, bolinhas de queijo, croquetes, kibe, enroladinhos de salsicha, risoles, e entre outros. Para este e outros petiscos, a FESTMAQ INDÚSTRIA DE MÁQUINAS PARA O SEGMENTO ALIMENTÍCIO tem muitas soluções.


Com o crescimento da alimentação saudável no país, essa iguaria ou petisco se mantém forte no paladar dos brasileiros, consumido pelo menos uma vez ao mês. Segundo a pesquisa realizada pela Kantar, em 2018, o ramo de vendas de salgados apresentou uma crescente de 7.9% no volume de vendas.


O estudo revela que a demanda por salgados no mercado permanece estável em mais de 90% dos lares, sendo que houve inclusive aumento do gasto médio e o volume consumido. Para se manter em alta, as redes de franquia do ramo de salgados se preocupam em oferecer preço atrativos, sem perder a qualidade, novidades no cardápio (principalmente atender uma demanda vegana que cresce a cada ano nesse segmento), embalagens atrativas com a eficiência no atendimento e prazo de entrega.


Cenários que atraem esse consumo:


A venda de salgados está presente em cenários como padarias, buffets, bares, lanchonetes, restaurantes, festas, quiosques, food trucks e franquias de “salgados de copo”. Alimento prático e barato de consumir, tanto na rua quanto em casa ou qualquer tipo de confraternização, devido a sua variedade e grande volume.


Trabalhar neste segmento é necessário levar em consideração aspectos como produção de salgado, a administração do estoque e o armazenamento para obter lucro, os alimentos congelados ganharam espaço no consumo dos brasileiros, principalmente nas classes média e alta em regiões onde a participação das mulheres é predominante no mercado de trabalho.


Perfil empreendedor e iniciando no mercado de salgados:


Os empreendedores do setor devem investir em equipamentos tecnológicos e de qualidade para atender a demanda do mercado com maior praticidade.


Segundo o DataSebrae, a idade média do empreendedor brasileiro é de 44,7 anos, e a participação da mulheres no país é de 32%, que tem crescido a cada ano. No Brasil o estado de São Paulo é o pioneiro no assunto de empreendimento, acompanhado pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.


Veja a pesquisa completa sobre o perfil empreendedor clicando aqui.


O empreendedor que tiver interesse em participar das oportunidades dessa área de negócios deve, em primeiro lugar, definir claramente o espaço em que deseja atuar, mesmo que este espaço seja previsto em um primeiro momento em sua própria residência.


A formalização é importante para quem pretende atender outras empresas ou mesmo consumidores finais, através de empresas MEI's. Desta forma a contabilidade ficará muito mais fácil, onde hoje, pode-se iniciar este processo facilmente pela internet, sem passar necessariamente por um contador. Para maiores informações vale uma consulta em;


http://www.portaldoempreendedor.gov.br/meimicroempreendedor-individual.


Máquinas para salgados ajudam no crescimento:


As máquinas para salgados da Festmaq, são fabricadas em estruturas de aço inox e polímeros de engenharia, para auxiliar e disponibilizar praticidade na produção, otimizando tempo e mantendo o padrão dos salgados com qualidade. Nossas máquinas são compactas e sob medidas para organizar a sua produção e manter a limpeza na sua fábrica. A Festmaq fabrica máquinas para atender todos os nichos do mercado de salgados, e entre eles, para constuir uma linha de alta produção.


Masseira com capacidade total de 18L (em torno de 10 kg de massa), modeladoras que modelam massa com recheio de acordo com sua necessidade e variedades nos sabores e tamanhos e uma empanadeira que empana até 5 mil unidades por hora.


Com as máquinas modeladoras da Festmaq para salgados existe a possibilidade de diversificar o cardápio dando um toque especial as suas receitas colocando em destaque sua criatividade com ideias inovadoras de salgados e recheios.


Os salgados veganos são produtos que estão com muita busca no mercado, isso pode ser um grande diferencial para seu negócio.


É um segmento com grande possibilidade de lucro, mas que antes de investir é interessante realizar várias pesquisas e planejar, conhecer e entender todas as necessidades dos consumidores, também fale com nossos consultores para tirar todas as dúvidas.


Compartilhe sua experiência em nossos comentários, gostaríamos de conhecer mais sobre seu negócio, como foi seu início no segmento, vamos inspirar novos empreendedores!


Caso tenha necessidade de impulsionar sua produção ou criatividade, fale com o departamento comercial Festmaq, para compartilhamos ideias e encontramos a melhor solução para seu empreendimento.


Posts recentes

Ver tudo