Coxinha e a paixão dos brasileiros pelas suas variedades

A coxinha é uma grande paixão de todos os amantes de salgados e um dos preparos mais famosos no Brasil. Sua massa crocante por fora e macia por dentro com um recheio delicioso, acaba se tornando impossível comer somente uma, e quando bem preparada se torna o carro chefe de muitos estabelecimentos. A coxinha é sem dúvidas uma unanimidade na preferência dos consumidores quando falamos de salgados. Nesse post falaremos um pouco sobre a coxinha e suas variedades de recheios e o modo de preparo para uma produção de alta qualidade extraída com as máquinas da Festmaq.

Falando um pouco sobre a história da tradicional coxinha, que é muito famosa no Brasil e considerada o primeiro item no turismo gastronômico com aceitação em todas as faixas etárias de consumidores. Há quem defenda sua origem brasileira, mas é também encontrada em outros países como na França com nome de “croquette de poulet em forme de poires” (croquete de frango no formato de peras). O seu principal preparo é com massa de batata e recheio de frango cozido e desfiado, com um formato de gota para trazer uma lembrança da coxa de frango. Servida em lanchonetes, restaurantes, bares, botecos, padarias, food trucks, buffets e confraternizações com o objetivo de ter um sabor inesquecível pela harmonização de seus elementos (recheio, massa e empanação).




Antigamente a coxinha era feita de farinha de trigo e caldo de galinha, que ao longo do tempo ganhou variedades no modo de preparo das massas e principalmente no recheio. A opção mais vendida atualmente é a formada com recheio de frango misturado ao requeijão cremoso ou catupiry. Dentro deste contexto, existe uma pequena fatia de mercado que prefere estes recheios separados, e a Festmaq tem equipamentos também para esta preferencia. Aqui recomendamos uma pesquisa de mercado para saber se vai valer o investimento neste tipo de equipamento, pois como dissemos anteriormente, é uma pequena fatia de mercado.


Com a mudança nos hábitos de consumo nos últimos anos, a procura por alimentos saudáveis como produtos vegetarianos e veganos vem crescendo cada vez mais. Portanto, produzir salgados e doces veganos tornou-se uma ótima para conquistar novos públicos. A Festmaq tem em sua grade de clientes pessoas que investiram neste tipo de segmento de mercado e acabaram encontrando uma excelente fonte de renda, porém salientamos novamente uma boa pesquisa de mercado e ainda uma boa receita para conseguir colocar produção em escala, que as máquinas da Festmaq conseguem entregar de acordo com cada necessidade específica.




A tradicional coxinha com o formato “perfeito” (veja nossos vídeos no Youtube que demonstram uma modelagem muito bem acabada com as máquinas da Festmaq) representa a harmonia de um salgado crocante relacionando uma massa bem preparada e de forma homogênea, unidos ao recheio de frango desfiado preparado sempre pensando no tamanho do salgado que irá fazer e modelar (salgado grande fibra maior, salgado menor fibra menor) e empanados com farinha até que sejam fritos em óleo quente, podendo também ser assados. São poucos ingredientes para agradar o paladar de um país continental e tudo isso você consegue preparar com nossas máquinas, que são a Masseira Gênesis 18L, Modeladoras Gênesis Lite C ou Gênesis Lite I e Empanadeira Gênesis da Festmaq. Com estas três máquinas sua linha de produção esta completa para fazer os mais diversos tipos de salgados, vender e lucrar com seu trabalho, salientando que estamos falando de trabalho de produção rápida e facilitada, não sobre trabalho fácil.


A Masseira Gênesis 18L tem uma capacidade em torno de 10 quilos de massa, para que você prepare de forma rápida massas (em torno de 20 minutos por receita de massa de coxinha), recheios, cremes, poderá desfiar frango desossado. Com esse rápido preparo de massas e recheios, nas modeladoras Lite I e Lite C você consegue extrair modelando 2.700 unidades de coxinhas por hora de 7 gramas até 30 gramas sem diminuição de quantidade; somente a partir dessas 30 gramas que a máquina entrega quantidades menores, chegando em salgados de até 180 gramas. A Empanadeira Gênesis realiza o processo final na produção dos salgados, empanando até 5.000 por hora, sendo essa quantidade uma das maiores do mercado, principalmente quando relacionamos alta produção em um equipamento compacto, podendo empanar ainda salgados de até 150 gramas, o que se torna um grande diferencial de mercado.


O fato é que a coxinha já ganhou a imaginação dos brasileiros, atualmente existem recheios de todos os tipos para agradar os mais diversos paladares, como: feijoada, bacalhau, rabada com pimenta biquinho, bobó de camarão, carne seca com massa de abóbora, carne de pato com geleia de laranja e entre outros. As versões vegetarianas que crescem com o passar dos anos também é encontrada com recheios de palmito, espinafre com ricota e muitas outras variedades além de outras que somente sua criatividade pode criar. Existe também as versões doces, como de brigadeiro, doce de leite e muito outras mais.





No caso dos fanáticos por coxinhas a criatividade não tem limite; existem bolos de coxinha, ovo de páscoa de coxinha, sushi de coxinha, buquê de coxinhas, brigadeiro em forma de coxinha, coxicake e até coxinha Burger. Esse quitute é preferido de muita gente.


Vale lembrar que a combinação de massa e recheio das coxinhas vai muito além da criatividade dos salgadeiros e salgadeiras. Os consumidores brasileiros buscam alimentos de qualidade e sempre estão procurando novas tendências de recheios, aromas, texturas e sabores para degustarem e apreciarem novidades gastronômicas. Ela é a prova (deliciosa) das misturas étnicas, culturais e gastronômicas que o Brasil possui na sua história.


Aqui falamos sobre o carro chefe do mercado alimentício que cresce muito a cada ano, e onde tem sempre espaço para a criatividade e inovação. Fale com nossos consultores e descubra que para entrar nesse mercado ou dar força na sua produção, você pode estar mais perto do que imagina!

Posts recentes

Ver tudo