Amassadeiras, Misturelas ou Masseiras

Neste post, apresentamos as principais características e diferenças entre as três opções de nomes para produtos similares. Amassadeiras ou “massadeiras”; misturelas, Cozzerelas, misturadoras ou mexedoras e as famosas Masseiras.


Para quem está pensando em abrir um negócio na área de vendas que envolva a fabricação de massas, salgados, pastéis, pães e outros tantos produtos no mercado alimentício, a escolha de equipamentos corretos é parte essencial do processo, pois este será o responsável pela qualidade do produto que será fabricado e ofertado aos seus clientes. Pensando nisso, a Festmaq irá postar aqui um esclarecimento geral sobre os tipos de máquinas. O objetivo não é polemizar sobre nomes ou termos de mercado, mas sim o que é possível fazer com cada tipo de equipamento e suas respectivas capacidades. Boa leitura!



Afinal o quê são estes equipamentos tipo amassadeiras, masseiras ou misturelas?

São normalmente equipamentos robustos, com o objetivo de misturar, amassar, sovar ou mesmo cozer as massas.


No caso das amassadeiras ou “massadeiras”, o principal objetivo para o panificador é atingir o ponto de véu ou a rede de glúten, e a utilização desse maquinário torna essa tarefa muito mais fácil, pois este tipo de máquina possui modelos específicos de batedores. Ao obter a rede de glúten no processamento da massa, ela estará pronta para ser modelada ou levada ao forno dependendo do produto que se deseja extrair.


Os nomes e modelos existentes no mercado podem confundir as pessoas, pois na descrição elas podem passar a impressão de serem bem semelhantes, contudo as amassadeiras são classificadas considerando os batedores, que no caso da panificação o mais usado é o espiral. São equipamentos que não tem a função de cozimento, por trabalharem apenas com massas frias, tanto que para se extrair um bom pãozinho, vale até colocar gelo na massa. Normalmente são produtos de grande capacidade sem muitas alternativas de regulagens.


As Misturelas / Cozzerelas são muito confundidas com as masseiras, porém a diferença está principalmente na estruturação dos produtos. Elas são fabricadas quase que exclusivamente em aço carbono, possuindo poucas peças em aço inox ou nenhuma peça em aço inox, e ainda normalmente contam com a panela fixada na estrutura, o que dificulta o manuseio. Tudo isso buscando o baixo custo como atrativo de compra. Podem também ter uma capacidade menor de fabricação de massas e usarem a estrutura de um fogão comum (mexedeiras) para o cozimento, e as de maior capacidade usar o queimador fixado na estrutura de aço carbono. Podem ser boas alternativas para o início de uma produção de salgados, porém deve-se ter em mente que para extrair uma massa com uma boa qualidade para seus salgados, terá que se adaptar a forma como a máquina trabalha e ainda, prestar a atenção durante seu funcionamento para que a massa não acabe por desandar.


Para quem trabalha com grandes quantidades de venda de salgados à base de farinha de trigo, o ato de bater ou sovar uma massa se torna uma atividade extremamente exaustiva. Como consequência, a obtenção de uma massa elástica e lisa, perfeita para a produção de salgados é muito difícil de fazer usando as mãos e braços. E nisto é que as masseiras são boas, retirando o processo manual de sovar as massas, trazendo alívio aos braços e ombros.

Existem no mercado diversos modelos de masseiras, o que torna essencial fazer uma boa pesquisa para saber se determinado equipamento vai atender sua necessidade, por exemplo: “vou fazer apenas salgados”, então a masseira precisa de um bom motor para aguentar o peso de sovar esse tipo de massa. “Vou fazer outros tipos de massa de salgados com texturas diferentes”, então o equipamento ideal é uma masseira que contenha o recurso de variação de velocidade. “Vou fazer doces e salgados na mesma máquina”, então será necessário investir em uma masseira com variador de velocidades para atingir os mais diversos tipos de pontos nos doces e ainda, os raspadores de teflon e o tacho de aço inox.


Pegando o exemplo de como fazer doce de leite na Masseira Planetária da Festmaq, primeiramente é colocado o leite e açúcar e começa o movimento bem lento da masseira. Quando o leite ferve, o fogo deverá ser reduzido e a velocidade dos raspadores deverá ser aumentada, que gradativamente vai subindo devagar esta velocidade antes de dar o ponto final. Quando atingido o ponto desejado, o fogo deverá ser desligado, e será necessário aumentar a velocidade para acertar a textura desejada, podendo ser mais líquida e flexível, mais firme ou tenra, dá forma que quiser. Esta é uma receita que requer uma masseira de alta qualidade.


Falando em qualidade, vale salientar que na cozinha todo equipamento que for fabricado em aço inox, sempre terá maior durabilidade, afinal a cozinha é um ambiente úmido e propício a corrosão, além de se tratar também de uma regulamentação da Anvisa. As Masseiras da Festmaq tem a estrutura toda em aço inox 304 para garantir que seu investimento seja preservado sempre ao máximo.


Capacidades

Amassadeiras normalmente possuem capacidades altas de produção, usando tachos fixos e rotativos para a fabricação na estrutura de bancadas. Masseiras e misturelas seguem com capacidades menores com estrutura de mesa ou bancada, o que facilita muito seu manuseio em ambientes pequenos ou residenciais. As masseiras que usam o tacho solto são as melhores opções para limpeza, manuseio das massas e principalmente de doces, que muitas vezes são necessários idas e vindas ao fogo.


Sistema de aquecimento

Amassadeiras não contemplam este tipo de sistemas por se tratar de fabricação de produtos com massas frias, tipo pão, pastel, alguns salgados assados, massa para pizza, entre outros. Para massas de salgados como coxinhas, quibes, risoles, bolinhas de queijo e seus similares, o sistema de aquecimento é um item indispensável. Para tal, a misturela/cozerella conta com um queimador de alta pressão. As masseiras seguem o mesmo princípio, porém são mais bem acertadas e projetadas para que o queimador seja parte integrante do equipamento, e não apenas como uma peça adaptada.


Limpeza e higienização

Conforme dito, as pás removíveis das masseiras permitem uma limpeza segura e completa do equipamento. Nas misturelas esta tarefa é um pouco mais complexa, dependendo da formação da máquina. As amassadeiras seguem com as mesmas dificuldades das misturelas, de acordo com o tamanho do equipamento. Para maior comodidade, o investimento em equipamentos com panelas removíveis para facilitar a limpeza vale o que se paga.


Eficiência

Todos estes equipamentos permitem uma produção em grande escala, com uma excelente otimização do tempo, que é um fator indispensável para quem busca alta produção. Estes equipamentos permitem a produção de uma grande quantidade de massa em minutos, que aliados à Modeladora e à Empanadeira da Linha Gênesis FESTMAQ, você terá a linha completa de produção de salgados de forma industrializada.


Segurança

Nas amassadeiras de grande porte a questão de segurança se faz fundamental. Botões de desligamento rápido tornam esses equipamentos seguros e confiáveis. Alguns modelos de misturelas tem esse botão, porém vai de fabricante para fabricante, assim como as masseiras que seguem o mesmo principio. Na Festmaq os equipamentos que necessitam manuseios constantes sempre usarão sistemas mais elaborados de segurança.


Funcionalidade

Amassadeiras normalmente tem uma grelha vazada que facilita colocação de ingredientes sem a necessidade de parar o equipamento. Por serem equipamentos com menores capacidades, Masseiras e misturelas utilizam grades protetoras.



Equipamentos com maior nível de segurança sempre param com a abertura destas grelhas, com a vantagem de facilidade do seu funcionamento. Nas masseiras e misturelas você precisará colocar água e sal no tacho, acionar o acendedor e aguardar o momento da fervura da água. O próximo passo é ligar as pás giratórias e acrescentar a quantidade de farinha que desejar. Em poucos minutos, a massa chegará ao ponto ideal.


Além de massas para salgados, com as masseiras da FESTMAQ é possível preparar cremes, doces, massas para churros, polentas e molho de tomate, preparar os recheios dos salgados, desfiar frango, fazer grandes quantidades de quibes, massas de pão de queijo com o equipamento ajudando com a mistura de ingredientes entre outras tantas facilidades.


Com as máquinas da Festmaq, você precisará apenas verificar o mercado que deseja atuar, elaborar um bom plano de ação de vendas dos salgados que serão produzidos, e se juntar a tantas histórias de sucesso que colecionamos nesses tantos anos com nossos clientes.

225 visualizações0 comentário