Aço Inox na Cozinha Industrial e Regulamentação da Anvisa

Uma das grandes vantagens para ter sucesso na produção de alimentos é estar de acordo com as normas da Anvisa, evitando transtornos de fiscalização com a vigilância sanitária para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores e consumidores.


Entenda nesse post a importância do aço inox na sua cozinha industrial.

Anvisa e suas normas de vigilância sanitária para uma cozinha industrial:


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), criada em 1999, com o objetivo de “promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da produção e de uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária”.


Ela está presente em restaurantes, bares, lanchonetes, buffets, padarias, em todos os processos que abrangem a produção de produtos como cosméticos, medicamentos e alimentos. E também opera em portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.


A ANVISA no setor alimentício determina e realiza fiscalização em pontos críticos que podem causar danos à saúde para evitar “possíveis” DTAs, que são Doenças Transmitidas por Alimentos.


A ANVISA fiscaliza:

- Documentação do estabelecimento

- Higiene do estabelecimento

- Higiene dos manipuladores de alimentos

- Controle de pragas

- Administração dos resíduos, que deve ser separado entre lixo orgânico e demais tipos

- Presença de um manual de boas práticas e dos procedimentos operacionais padrão (POP)

- Responsável técnico

- Limpeza e roupa adequada

- Cuidados com a água (abastecimento com água corrente tratada)


A prática de bons hábitos com estruturas adequadas para a manipulação, preparo e serviço de alimentos nos estabelecimentos são necessários para que sua cozinha industrial fique dentro das normas da Anvisa.


O aço inox na cozinha industrial:


O material mais presente nas cozinhas industriais profissionais é o aço inox, devido a sua resistência à ferrugem, durabilidade, fácil higienização e limpeza que impede a concentração de sujeiras, evitando a proliferação de microrganismos causadores de doenças assim como ajuda no controle do aparecimento de pragas.


As máquinas para salgados e doces da Festmaq são fabricadas e estruturadas em aço inox e polímeros de engenharia, que garantem as recomendações para garantir que seu estabelecimento esteja dentro das normas da Anvisa.


Aço inoxidável e os tipos existentes nas estruturas das máquinas Festmaq:


Elemento químico mais importante nos inoxidáveis é o Cromo (Cr), os aços inoxidáveis são compostos por mínimo 12% de cromo, teor que garante a formação de uma película de óxido de cromo contínua e protetora em sua superfície. Esta película é resistente à corrosão em diferentes temperaturas e meios, e o cromo contém uma enorme afinidade com o oxigênio, criando no aço uma película na superfície de óxido cromo com a finalidade de ser passiva, tenaz e renovável, ou seja, se a película for danificada ou removida por qualquer razão, mais cromo contido no aço será exposto ao ar formando mais óxido de cromo.


Entre diversas categorias de aços inoxidáveis, destacamos os AISI 304, o mais utilizado na indústria alimentícia que realiza o contato direto com os alimentos que ingerimos durante uma refeição.


AISI 430 – é uma conexão relacionada à família de aços inox ferríticos, a base de aço-cromo (11-17%), possui baixo teor de carbono e é mais comum em forma de chapa.


AISI 304 – é uma conexão a base de aço-cromo (17-25%) – níquel (7-20%), possui baixo teor de ferro em sua composição química, o que o torna superior ao AISI 430 em termos de corrosão.


Principais características e vantagens do AISI 304:

- Alta resistência à corrosão

- Resistência mecânica adequada

- Facilidade de limpeza

- Baixa rugosidade superficial

- Aparência higiênica

- Material inerte

- Resistência a altas temperaturas

- Apelo visual (modernidade, leveza e prestígio)

- Custo/ benefício

- Durabilidade





Todas as máquinas fabricadas pela FESTMAQ Indústria de Máquinas para o Segmento Alimentício são de aço inox e polímeros de engenharia conforme determinam as normas da ANVISA. Os nossos fornecedores de matéria-prima possuem certificados que atestam a qualidade do material entregue por nós para o cliente.


Tudo isso para você realizar uma produção segura e estar de acordo com as regras de vigilância sanitária, garantindo a você total segurança, conforto e satisfação para investir na sua fábrica de salgados e doces com máquinas Festmaq, ganhando na praticidade e durabilidade do inox, e o melhor bem-estar para seus clientes ao consumirem seus produtos com a maior qualidade, o principal para ter sucesso no mercado de alimentação.


Fale com o departamento comercial e solicite maiores informações sobre o mercado de salgados e doces que cresce a cada ano, faça seu investimento e tenha sucesso na sua produção com os equipamentos da Festmaq.

183 visualizações0 comentário